25 de abril de 2013

Folhados de cogumelos e cenoura e uma aposta perdida.

And this is not a case of lust, you see.
It's not a matter of you versus of me.
It's fine the way you want me on your own,
But in the end it's always me alone.

And I'm losing my favourite game.
You're losing your mind again.
I'm losing my baby,
Losing my favourite game...


The Cardigans


- Pê comprei massa folhada!

- Boa, que vais fazer? 

- Vou fazer uns folhados salgados, que ando cheia de saudades!

 

- Tenho tanta pena de já não poder usar soja, aquelas empadas de soja é que ficavam boas!

- Não sei como é que gostavas de soja, não sabe a nada! 

 
- Claro que sabe! E tem um sabor bem agradável!

- Sei... Aposto contigo que não era do sabor da soja que gostavas, mas sim das especiarias que juntavas!
 
 

E foi assim que estes folhados, que originalmente até iam ser de frango, se transformaram em folhados vegetarianos temperados exactamente da mesma forma que as minhas empadas de soja.


E sabem que mais? Perdi a aposta. Parece que o que eu gosto mesmo é da conjugação do tomate, do manjericão, dos orégãos e da mistura de especiarias italianas.

Bolas Pedro. És mesmo irritante às vezes.
 
   

Folhados de cogumelos e cenoura 

Ingredientes (para quatro folhados): 

* Quatro quadrados de massa folhada; 
* Uma lata pequena de cogumelos; 
* Uma cenoura ralada; 
* Duas colheres de sopa de molho de tomate;
* Uma colher de chá de manjericão;
* Uma colher de chá de orégãos;
* Uma colher de chá de mistura de especiarias italianas;
* Uma pitada de sal;
* Meia cebola picada;
* Salsa picada q.b.;
* Dois dentes de alho picados;
* Um fio de azeite;
* Uma gema batida com duas colheres de sopa de água.

Confecção: 

* Refogar a cebola, a salsa e o alho num fio de azeite e juntar os cogumelos e a cenoura ralada; 

* Acrescentar o molho de tomate e temperar com o manjericão, os orégãos, a mistura de especiarias italiana e o sal;

* Deixar cozinhar;

* Transferir para a picadora e picar bem até a mistura ficar bem desfeita, quase como uma papa;

* Colocar o recheio no centro de cada quadrado de massa folhada, fechar e pincelar com a gema misturada com a água; 

* Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante quinze a vinte minutos.


Até amanhã! :D 

28 comentários:

  1. Gosto tanto de sentir a massa folhada com legumes, e com cogumelos mais ainda.

    Um bom feriado Joana.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha Joana, também tenho ali uma massa folhada que preciso usar, esta é uma óptima ideia...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Essa mistura de ervas italianas é de alguma marca em especifico ou juntas as especiarias que tens em casa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compro a mistura da Margão :) Também há a mexicana, a marroquina e a indiana salvo erro, mas até agora só experimentei a italiana e cá em casa gostamos bastante ;)

      Beijinhos e tem uma boa noite :D

      Eliminar
  4. ahahahahahahahahah..o que eu me rir com esta publicação LOL ficaram uns folhados fantásticos, deve ser uma delicia :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Joaninha,
    há que reconhecer quando o P. tem razão... :)
    Recentemente, uma meninas da Benedita, lançou um livro (de aprendizagem - muito interessante!)e a recepção tinha muitas iguarias vegetarianas e feitas no forno. A mãe dela é 5* e tem uma arte incrível para isso. Provei os croquetes vegetarianos feitos no forno (4 diferentes)e realmente...sabe mesmo é aos temperos. Não se nota se tem soja ou não...
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  6. Eheh!! Ele quando tem razão, tem e pronto :) Que saudades de comer massa folhada, está aqui uma boa ideia. Beijo

    ResponderEliminar
  7. Que lindas almofadinhas, Joana! Gostei muito, vou levar para as minhas 2.ªs sem carne! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que excelente aspecto. A minha vontade é experimentar a receita.
    Gostei muito do blog e já estou a seguir.
    Bom feriado
    Bjs

    http://esquecimedeviver.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Ultimamente, não tenho usado soja, mas assim que li, dei logo razão ao Pedro :)
    Ficaram uns lindos folhados

    ResponderEliminar
  10. Essa conjugação de sabores é tentadora, devem ser deliciosos!!

    ResponderEliminar
  11. Acho que ele tem razão! Estou a imaginar a cena e também me imagino a gostar é da mistura da especiarias!
    Tens um rapaz esperto em casa :)

    Mais um folhado, mas não um folhado qualquer....um folhado que te ajuda a superar a alergia!
    E não fica óptimo com cogumelos? Eu imagino que sim!!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  12. Folhadinhos, nhaaami!! :P E que lindos que estão os teus!!

    Realmente tem tudo a ver com as especiarias, eu raramente uso soja granulada, prefiro só os legumes bem temperadinhos :)

    beijinhoos, bom feriado**

    ResponderEliminar
  13. As especiarias dão um sabor fantástico à comida e efectivamente o "segredo" para a soja é ser muito bem temperada :)
    Mas graças a esse desafio saíram estes folhadinhos com um formato tão giro!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Ahahah! É por isso que nunca faço apostas :p
    Esta receita deve ser deliciosa :)

    r:Muito obrigada Joaninha. E sim, já estou melhor. Aos poucos e poucos tenho recuperado :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Adorei esses folhados, só dão vontade de comer!
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  16. Joaninha votei na tua receita de baklava no desafio do facebook para ir a londres, andava á procura de uma amiga que me pediu para votar e encontrei a tua e votei também :-)
    Pois quanto á soja já fomos adeptos cá em casa, fomos...é o marido, mas desde que comecei a ler sobre a soja transgénica que perdi o entusiasmo por me habituar ao sabor, ainda fiz algumas vezes e até comia, mas se aquilo nem faz assim tão bem....
    Gosto mais destes folhadinhos com cogumelos :-) vou anotar a ideia, porque eu ultimamente tenho andado numa de folhados de alheiras e companhia hehe
    bjs

    ResponderEliminar
  17. Irritante! Caramba, ainda bem que ele tinha razão! Assim não sentes que te estás a privar de nada!!
    Belos folhados!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  18. Olá Joana =)
    Eu também pensava que gostava de soja, mas agora que li o teu post começo a pensar se é mesmo da soja que eu gosto. É que realmente sem ser bem temperado aquilo parece borracha. Agora fiquei a pensar =P
    Beijinhos =)

    ResponderEliminar
  19. Com cogumelos frescos ainda deve ficar melhor! Vou guardar, também tenho a mistura de especiarias italianas para experimentar ;)

    ResponderEliminar
  20. Joana,
    mesmo que vc tenha perdido a aposta, vc fez uns belos
    folhados, hehehe!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana
    Estão com um excelente aspecto, bem apetitoso

    Bjkas

    ResponderEliminar
  22. Hehehe, mas quando se perde este tipo de apostas e bom, uma vez que podes continuar a apreciar as ditas empadas! ;)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Joaninha,
    ainda bem que perdeste a aposta, porque podes comer mais coisinhas com esse sabor que aprecias. Ficaram com uma cor linda e de certeza que estão deliciosas.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  24. Adoro folhados... doces ou salgados...
    Bjocas e boa sexta ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />